Text_2

Servidores do Renato Chaves participam de palestra pelo novembro azul

palestra2

Na manhã desta segunda-feira (13), servidores do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves tiveram orientações sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, terceira principal causa de morte por neoplasia maligna entre os homens no Estado. Com o tema ‘Prevenção ao câncer de próstata” o professor e médico urologista, José Ricardo da Ponte, abordou assuntos como infecções, alimentação saudável, hipertensão, câncer, diabetes e redução dos mitos e preconceitos envolvendo a saúde masculina.

José Ricardo é mestre em Ciências em Urologia, especialista em Urologia e Cirurgia Geral e Médico no Hospital Adventista de Belém. Ele destacou a importância do diagnostico precoce para a cura. Quando detectado em sua fase inicial, o câncer do próstata tem chance de 90% de ser totalmente curado. “Trazer esta palestra para instituições é muito importante, principalmente por seu viés conscientizador. É necessário que os homens façam uma avaliação periódica da próstata, já que trata-se de uma doença silenciosa que muitas vezes é assintomática e tem alto índice de mortalidade. Além disso, trazer estas informações para as mulheres também é essencial, porque elas ajudam na conscientização de seus maridos, pais ou filhos”, explicou.

Organizado pela diretora do Instituto médico legal, Celeste Horiguchi, o evento fez parte da programação do Novembro Azul que vem sendo realizada em todo o Estado durante o mês de novembro e tem como objetivo orientar a sociedade, principalmente os homens, a respeito de doenças masculinas.