Text_2

Mesmo com chuva, pré-carnaval da Cidade Velha atrai centenas de foliões

Nem a chuva que caiu por mais de 24h em Belém desanimou os foliões no último fim de semana do pré-carnaval. Na primeira trégua do clima, já no início da tarde deste domingo (4), uma grande quantidade de foliões ganhou as ruas da Cidade Velha para acompanhar os dois últimos blocos que desfilaram.

A tarde também foi marcada pela tranquilidade dos brincantes, garantida pelas medidas de segurança adotadas pelos órgãos do Sistema de Segurança Pública e pela organização da Liga dos Blocos. “Com a integração dos órgãos estaduais – Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Detran – e municipais – Secon, Semob e Guarda Municipal – e a parceria da Liga dos Blocos, conseguimos harmonizar os trabalhos desde o primeiro fim de semana do pré-carnaval, reduzindo o número de ocorrências e trazendo mais segurança para os brincantes e moradores”, frisou o coronel Arthur Moraes, coordenador da operação pela Segup.

A delegada Andrezza Franco, que estava coordenando a operação pela Polícia Civil, reiterou que as providências adotadas este ano garantiram um carnaval tranqüilo para todos. “Várias equipes foram destacadas para cuidar da segurança dos foliões. As medidas incluíram, além da distribuição de equipes ao longo do trajeto, a instalação de uma unidade móvel, rondas permanentes, além de plantões especiais na Delegacia da Cremação, para onde foram encaminhadas as ocorrências.”

“As novas medidas utilizadas, como a revista das pessoas no acesso ao corredor da folia, o credenciamento dos ambulantes, a distribuição dos policiais ao longo do trajeto e nos pontos estratégicos, e a fiscalização dos estabelecimentos próximos, garantiram que nenhuma ocorrência grave fosse registrada. Tivemos apenas casos de alcoolemia e poluição sonora”, afirmou.

Segundo o Major Wagner Silva, do Corpo de Bombeiros Militar, as ocorrências mais comuns registradas pelo CBM foram as de crianças perdidas. Neste último fim de semana, 35 militares reforçaram o esquema de segurança do Carnaval da Cidade Velha.

A dona de casa Clívia Rodrigues, de 30 anos, moradora do município de Ananindeua, participou pela primeira vez da folia carnavalesca na Cidade Velha e disse que se sentiu segura para se divertir com a família. “Trouxe minha filha, minha sogra, marido, tia, toda a família. Realmente, todas as medidas de segurança ajudaram a dar mais tranquilidade para quem estava acompanhando os blocos. Realmente foi o carnaval das famílias.”

O jornalista Henrique Miranda, que em anos anteriores participava do Carnaval fazendo a cobertura da festa, este ano veio como brincante e se surpreendeu com a organização do evento. “Há muitos banheiros químicos, bastante segurança, policiamento e, além disso, a revista dos brincantes é uma ótima medida de prevenção. Este ano está sendo ótimo para os brincantes”, elogiou.

Por Ivana Barreto
Foto: Sidney Oliveira – Agência Pará