CPCRC Recebe visita do secretário de segurança do Estado

O secretário de segurança pública do Pará, Ualame Machado, esteve reunido com peritos criminais e demais servidores do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), na manhã desta segunda-feira (29), no auditório da sede, em Belém. Ele foi recebido pelo diretor geral Celso Mascarenhas, onde discutiram a melhoria dos serviços da categoria, visitou os setores da unidade, assim como a recuperação de todas as unidades regionais do órgão. Além do mandatário da pasta, estiveram presentes na reunião o secretário adjunto de operações da Segup, Rômulo Rodovalho, e representantes da Associação dos Peritos Oficiais do Pará (Aspop) e do Sindicato dos Peritos do Estado do Pará.

Entre os assuntos tratados na reunião, o diretor geral do CPCRC deixou claro a necessidade da valorização dos peritos criminais, sobretudo, a equiparação salarial da classe pericial. “Há a necessidade do aumento salarial dos peritos criminais, que prestam um grande serviço à sociedade, principalmente, em ajudar a resolver questões de investigação policial”, disse Celso Mascarenhas.

Ainda de acordo com o diretor geral ao secretário de segurança durante o encontro, a valorização da classe pericial pode ser feita por meio do retorno do Centro de Perícias Científicas à Policia Civil. “Essa é uma demanda que todos os servidores do CPCRC anseiam. O motivo é que, dessa forma, teremos mais autonomia para conquistarmos mais direitos à toda classe pericial”, reiterou Celso Mascarenhas.

Em relação ao retorno do CPCRC à Polícia Civil, a reunião deixou claro que a diretoria do órgão já está em processo de negociação junto ao governo, situação que é de reconhecimento e vista com bons olhos pelo secretário de segurança. “Já foram feitas reuniões da comissão do Centro de Perícias com a Secretaria de Planejamento e assessoria jurídica da Segup. A forma que os servidores do CPCRC desejam voltar para Polícia Civil precisa estar devidamente alinhada para que isso aconteça o mais rápido possível”, declarou Ualame Machado.

Após a reunião, o diretor Celso Mascarenhas conduziu o secretário Ualame Machado junto com sua comitiva para visitar os setores da unidade de Belém, onde foram mostradas algumas necessidades de reforma, assim como a importância da aquisição de equipamentos de setores específicos. “Já apresentamos os projetos de reforma de todas as unidades regionais do CPCRC, que foram aprovadas pelo governo, assim como a compra de equipamentos para todos os setores”, garantiu o diretor geral Celso Mascarenhas.

“Já conhecia as dependências e os serviços prestados pelo CPCRC, por isso estamos cientes da necessidade dessas reformas e da importância da aquisição desses equipamentos. Por isso, a Segup dará todo o apoio para que essas demandas sejam cumpridas e ajude a dar melhorias aos servidores e aos usuários do CPCRC”, concluiu o secretário de segurança pública Ualame Machado.