Text_2

CPCRC promove palesta pelo programa TerPaz em Marituba

O Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” (CPCRC) promoveu, na manhã desta terça-feira (8), palestras para os alunos da Escola Estadual Dom Calábria, em Marituba. O evento faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do governo do Estado, que segue com ações de políticas públicas no bairro, para combater a violência.

A palestra “Preservação dos locais de crime”, proferida pelo perito criminal Paulo Bentes, abordou a importância da perícia criminal nos locais de ocorrências, como forma de ajuda as investigações e elucidações de casos que ajudam na redução dos índices de violência. Além disso, destacou que a alteração de uma cena de crime implica a produção de um laudo pericial inconclusivo sobre o fato, que será inserido no inquérito policial, assim como na inclusão de quem alterou a cena nas investigações sobre o caso.

A segunda palestra foi ministrada pela perita criminal Nair Correia, lotada no laboratório de Toxicologia do Instituto de Criminalística (IC). Intitulada “Conscientização sobre o uso de drogas”, mostrou o surgimento de novas substâncias desenvolvidas a partir de outras existentes e, principalmente, os riscos do consumo.