Text_2

Governo entrega Núcleos reconstruídos ao Centro de Perícias, em Belém

O Governo do Estado fez a entrega, na tarde desta quinta-feira (4), dos Núcleos de Grafodocumentoscopia Forense e de Atendimento e Saúde ao Servidor, na unidade sede do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), em Belém. O encontro contou com a presença do governador Helder Barbalho e do secretário de segurança pública Ualame Machado, que entregaram também computadores e câmeras fotográficas a todos os setores do órgão, além da presença do comandantes da PM e do Corpo de Bombeiros, Dilson Jr e Hayman Apolo .

“É fundamental subsidiar o Centro de Perícias Científicas para que os laudos técnicos auxiliem as investigações policiais e promovam a segurança pública. Este setor de grafodocumentoscopia, que está sendo entregue, vai ser muito útil para os casos de falsificação. Ao mesmo tempo, indica a valorização dos servidores, por meio de um núcleo criado para atendê-los, prestando assistência psicólogica e de saúde”, disse o governador Helder Barbalho.

Os dois núcleos funcionarão em dois prédios que ficam dentro da propriedade cedida pelo Corpo de Bombeiros Militar, que fica ao lado do CPCRC, em novembro de 2019. As obras de restauração e readequação dos prédios iniciaram em junho e terminaram em novembro do ano passado. O setor de Grafodocumentoscopia é um dos contemplados, que vai sair da sala improvisada onde funcionava, para um novo espaço que vai oferecer condições mais dignas aos servidores e usuários. 

“O setor de grafodocumentoscopia possui alta demanda em perícias relacionadas aos crimes de falsificação, tiveram um aumento de mais de 52% na produção de laudos desse tipo de crime. Por isso, contemplamos esse setor com esse novo espaço totalmente estruturado”, disse o perito criminal Celso Mascarenhas, diretor-geral do CPCRC

O outro prédio readequado, vai abrigar o Núcleo de Atendimento e Saúde ao Servidor, que pela primeira vez será implantado pela direção do CPCRC. “Nossos servidores precisam ser bem tratados e vamos fazer isso com a implantação desse núcleo”, completou Celso Mascarenhas.

Para o secretário de segurança pública, Ualame Machado, a entrega dos dois núcleos indica o compromisso do Governo em investir nos órgãos que compõem o sistema de segurança pública, em benefícios dos servidores e da população. “É mais uma ação do Governo para um órgão tão importante como o Centro de Perícias, que produz prova técnica e científica para os inquéritos policiais”, declarou o secretário Ualame Machado.

Equipamentos

O encontro marcou também a entrega, por parte do governador, de computadores, nobreaks, rádios transmissores, entre outros aparelhos eletrônicos, a todos os setores da sede do CPCRC. “Nós temos recebido todo o apoio do Governo e temos certeza que essa valorização vai continuar”, concluiu o diretor-geral Celso Mascarenhas.