O Centro

Quem Somos

O ano de 2000 foi um marco para a Perícia Criminal do Estado, mas precisamente o dia 19 de janeiro, quando foi criado o Centro de Perícias Científicas “Renato chaves” através da Lei nº 6.282. O qual passou a ter autonomia administrativa, financeira, técnica e patrimonial, composto pelo Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística (IC), mas não deixou de ser vinculado a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup).

A lei também instituiu que o Centro de Perícias ampliasse o atendimento para os demais municípios do Estado, além da região metropolitana de Belém, descentralizando a perícia por meio das unidades regionais localizadas nos municípios de Santarém, (região Oeste), Castanhal (região Nordeste), Marabá (região Sul) e Altamira (região Sudoeste).

O Centro é voltado à assistência aos usuários do Sistema de Segurança Pública, Ministério Público, Poder Judiciário e a Sociedade em geral, e é um dos poucos, no Brasil, a ter autonomia da perícia oficial, enquanto Autarquia. No restante do país, a perícia oficial integra o quadro da Polícia Civil.

Em 27 de setembro de 2002, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade, foi inaugurada a nova sede, onde atualmente está localizado no Centro de Perícias (Rodovia Transmangueirão, no bairro do Bengui, atrás do Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença). A sede possui mais de 8.000 m2 ,tendo sua obra e equipamento subsidiados pelos governos federal  e estadual, com custos que somam mais de R$ 3 milhões de reais.

A nova estrutura fez com que a perícia ampliasse seus serviços para a sociedade paraense, que pode utiliza-los em qualquer esfera. A criação do Centro foi um marco para a perícia criminal do Estado.

SONY DSC

Missão

Realizar a Perícia Oficial por meio de métodos técnico-científicos com imparcialidade, auxiliando a Justiça e a Sociedade para a promoção da Cidadania.

Competência

Organizar e normatizar a rede de serviços da Perícia Oficial, por meio do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal, em todo o território do Estado do Pará. É competência também do CPC fomentar o desenvolvimento de recursos humanos para a Medicina Legal e a Criminalística.

Objetivo

Garantir a efetiva presença da Perícia oficial – com qualidade e eficiência – em todo o Estado do Pará