O Centro

Quem Somos

O Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” é uma Autarquia responsável pela perícia oficial do Estado do Pará. Criada pela Lei Nº 6.282 de janeiro de 2000, o Centro de Perícias é voltado à assistência aos usuários do Sistema de Segurança Pública, Ministério Público, Poder Judiciário e a Sociedade em geral.

O CPC é dotado de autonomia administrativa, financeira, patrimonial e técnica, sendo formado por dois institutos:o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC). A autarquia é vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará (Segup/PA) e tem como finalidade coordenar, disciplinar e executar a perícia cível e criminal no Estado do Pará. O Centro é um dos poucos, no Brasil, a ter autonomia da perícia oficial, enquanto Autarquia. No restante do país, a perícia oficial integra o quadro da Polícia Civil.

SONY DSC

Missão

Realizar a Perícia Oficial por meio de métodos técnico-científicos com imparcialidade, auxiliando a Justiça e a Sociedade para a promoção da Cidadania.

Competência

Organizar e normatizar a rede de serviços da Perícia Oficial, por meio do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal, em todo o território do Estado do Pará. É competência também do CPC fomentar o desenvolvimento de recursos humanos para a Medicina Legal e a Criminalística.

Objetivos

Garantir a efetiva presença da Perícia oficial – com qualidade e eficiência – em todo o Estado do Pará