Instituto Médico Legal

O Instituto Médico Legal (IML) integra o Centro de Perícias e é responsável pelas perícias médico legais no ser humano em crimes que deixam vestígios. A medicina legal é uma especialidade  reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.

O IML é comandado por um Diretor e possui três coordenações: Coordenação de Perícia no Vivo, Coordenação de Perícia no Morto e Coordenação de Psiquiatria Forense.

A Coordenação de Perícia no Morto possui a Gerência em Traumatologia Forense e a Gerência em Sexologia Forense. Já a Coordenação de Perícia no Morto, atua com a Gerência de Patologia Forense.

As perícias realizadas pelo IML são:

  • Traumatologia Forense

Trata-se do estudo das lesões (ferimentos, hematomas, fraturas e outros) e traumas que as produzem com interpretação médico-legal, feita por meio de perícia médica que examina lesões corporais, cujo exame complementar é feito através sanidade física.

  • Sexologia Forense

É a área da Medicina Legal que estuda os vestígios deixados por crimes sexuais, aborto, infanticídio e outros. Este ramo pericial utiliza os conhecimentos da obstetrícia, ginecologia, psiquiatria, urologia, pediatria e infectologia. Por meio dela são feitos exames de conjunção carnal, de ato libidinoso diverso de conjunção carnal, de verificação de abortamento, de contágio venéreo, de gravidez, de parto recente ou antigo e exame de verificação de impotência sexual.

  • Tanatologia Forense

Estuda a morte de natureza violenta e suas consequências. Ela é responsável pelo estudo científico do corpo humano através de necropsias médico-legais e outros exames médicos complementares, caso haja crimes contra a vida, bem como naqueles em que seja necessário fazer exame cadavérico pericial em mortes violentas de causas externas (não naturais).

  • Psiquiatria Forense

É o estudo das doenças mentais, distúrbios mentais, vontade e comportamento humano para interpretação, executada por psiquiatras forenses em casos de interesse da justiça. O Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” tem se mostrado fundamental na resolução de casos que envolvam tal perícia, como em casos de grande repercussão como o do Maníaco da Ceasa e dos Emasculados de Altamira.

  • Necrópsia

A perícia de Necrópsia pode ser considerada uma das principais do Instituto Médico Legal (IML). Trata-se de um exame macro e microscópico, realizado por um médico legista, após a morte de um indivíduo, com a finalidade de identificar a causa do óbito, apontar doenças associadas e esclarecer os traumas sofridos pela vítima.

Este tipo de perícia é realizada em cadáveres vítimas de morte violenta (assassinato, queda, afogamento, descarga elétrica etc) por meio de solicitação de uma autoridade policial ou judicial. O IML do Pará possui um Raio-x de última geração, o Arco Cirúrgico, que permite periciar um corpo de forma digital em busca de indícios, como traumatismos ou projetis de arma de fogo.

A perícia também é realizada em vítimas de mortes consideradas naturais (ocasionadas por doenças ocorridas em hospitais ou em residências). Este tipo de necropsia é chamada de Serviço de Verificação de Óbito (S.V.O).